Nascido em Santos, São Paulo em 9 de março de 1942 ( quase no fim do primeiro mandato de Getúlio Vargas) Pedro Bandeira de Luna Filho sempre esteve envolvido com o mundo da leitura e das artes: é ator, diretor,cenógrafo, redator, editor, foi apresentador de programa de tv, professor de português e literatura para o ensino médio, trabalhou com jornalismo e publicidade. Pelo jeito, grandes escritores são multi-uso!
Quando era jovem se envolveu com teatro Amador e teatro de bonecos. Não só atuava como também dirigia e fazia cenografia. Mudou-se para São Paulo para estudar Ciências Sociais na USP. Desde de 1962 trabalha com jornalismo e publicidade.
E como desde jovem gostava de atuar, em 1963 foi chamdado para trabalhar em vários comerciais e na televisão como apresentador de um programa para jovens. Infelizmente em todos os sites que li não consta qual o canal e qual o nome do programa, quem descobrir me informa!
Ele também passa a trabalhar na editora abril para as revistas.
Em 1972 passa a escrever livros infanto-juvenis e busca informações na psicologia e na área de educação base para escrever seus livros. Com seu jeito leve e gostoso de escrever conquista logo o público jovem e recebe uma proposta para criar uma coleção de livros. É a partir daí que ele cria em 1984 a série de maior sucesso de seus livros: Os Karas! Agora seu público alvo são os adolescentes.
A série Os Karas fala sobre um grupo de 5 amigos em São Paulo que estudam em uma escola fictícia, o Colégio Elite. Eles se juntam e resolvem ser "detetives". No princípio era só uma brincadeira, com códigos secretos e encontro secretos, mas no fim acabam se envolvendo em mistérios reais e desvendando crimes com a ajuda de um detetive de verdade. Esta série é uma coleção de 5 livros:
- A droga da obediência
- Pântano de sangue
- Anjos da morte
- A droga do amor
- Droga de Americana
Seus livros tem uma escrita fácil e envolvente de ler fazendo com que muitos leitores tomem gosto pela leitura e passem a ler mais livros sem precisar ser pedido pela escola. Encontrei vários depoimentos na internet que falavam que depois de ler Os Karas, passaram a ler outros livros por prazer!
Além dessa coleção um destaque de seus livros juvenis foi o livro A hora da verdade. Esse livro fala sobre o ciúme cego que pode acabar com uma amizade, nele Pedro Bandeira se inspira em dois livros famosos no assunto de amor, ciúme e traiçao: Otelo de William Shakespeare e Dom Casmurro de Machado de Assis (olha só Machadinho aí outra vez!!!). Pedro adapta trechos e até os nomes e personalidade dos personagens para criar a história que se passa em uma escola entre colegas do ensino médio. Situações que todo adolescente vive! Achei esse livro fantástico também!
Como se pode ver Pedro Bandeira nasceu para o mudo das artes e leituras, envolvido desde criança!
Dos livros que li dele os que mais gostei foram:
- A coleção completa dos Karas
- A hora da verdade
- A marca de uma lágrima
- Mariana
- Descanse em paz, meu amor
Apesar de não ser mais adolescente gosto de ler seus livros pois me leva de volta a escola e ao tempo em que minhas únicas preocopações eram estudar e sofrer por amores não correspondidos...
Larissa Brasil
PS: Notaram que todos os autores escolhidos e falados tem um pouco de Machado de Assis???