Fique a vontade!

Seja bem vindo, fique a vontade, o que você quer ler?

Translate

sábado, 26 de maio de 2012

As esganadas, de Jo Soares




Sou grande admiradora do Jô Soares como ator, comediante, entrevistador e escritor. E como pessoa também, afinal ele fala seis idiomas com fluência!!! Eu mal falo dois!!! Como pode??? Mas isso não vem ao caso...
Li quatro livros do Jô Soares: O Xangó de Backstreet, O homem que matou Getúlio Vargas, Assassinato na Academia Brasileira de Letras e o mais recente, As esganadas. Não saberia dizer qual o meu preferido, amei todos! Gosto da maneira como ele escreve, me diverte e me envolve. Hoje especificamente vou falar sobre o último que li, As esganadas.

Ri muito com esse livro! Principalmente com o portuga Esteves. Por mais que Brasil e Portugal falem a mesma língua, não e o mesmo português. E no livro vemos isso bem claro nas conversas do inspetor com o detetive português. Ri muito com os diálogos. Creio que o que mais chama atenção no livro é a quantidade de palavras que não conhecemos, nunca ouvimos falar e não fazemos ideia do que possam significar. E o caso por exemplo da palavra “circunsflautica”. Ate hoje procuro o significado... Grifei as palavras que eu não sabia no decorrer da leitura e ia sempre buscando no dicionario. Em outro momento  eu falarei mais sobre essas palavras não muito usadas por nós! Na verdade eu diria não usadas mesmo! Nunca ouvidas!!!

A história fala sobre uma série de assassinatos que estão ocorrendo no Rio de Janeiro. E o caso e que só mulheres gordas morrem e são encontradas nuas e entupidas de comida. Quando a autópsia é feita eles encontram um papel que diz o nome de alguma receita e descobrem que são todas receitas de comidas tipicas portuguesas. Diferente de Agatha Christie, a gente não lê o livro procurando descobrir o assassino e o motivo do assassinato, a gente lê o livro para saber como os policiais vão chegar até ele. A gente sabe logo no começo quem e o assassino e porque ele faz isso. Foi bem interessante ler um livro assim. Lembrei de Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. A história é narrada pelo personagem que já morreu. Ou seja, for a da ordem comum a qual estamos acostumados. E eu adoro quando algumas coisas saem do comum!

Durante a leitura de As esganadas li com o computador do lado. A cada nova palavra eu pesquisava o que era, a cada música clássica citada eu ouvia qual era e a cada  receita dita eu pesquisava como era. Resumindo: estou morrendo de vontade de comer doces portugueses, estou intrigada com palavras tão loucas e ainda mais apaixonada por música clássica! E agora??? Aonde vou arranjar os tais doces portugueses??? Buáaaaaaa! Isso não se faz!!!

E um livro muito gostosinho de ler (literalmente) e só demorei mais do que o comum porque não conseguia ler sem um computador de apoio! Mas e muito bom, Jô Soares também e cultura!!!

Agora estou lendo uma revista Vida Simples  que minha mãe me mandou (amo essa revista) e estou tentando terminar o livro Laços de Família  de Clarice Lispector. Como são contos leio em doses homeopáticas!

Bom, vejamos qual vai ser minha próxima aventura?!!!

Um comentário:

  1. aaaahhh fiquei curiosaa!!! *-*
    nossa isso foi bem mais que um livro, heim??
    Mexeu c vários sentidos kkkk
    Vai aprender a fazer alguma das receitas? =x
    hihihihi
    To lendo As histórias de Sherlock Holmes! Os detetives são os melhores!!
    hihihi

    Vc vai fazer um post sobre as palavras malucas??
    Fiquei curiosa! huhu

    Saudadiiiii :**************

    ResponderExcluir