Fique a vontade!

Seja bem vindo, fique a vontade, o que você quer ler?

Translate

domingo, 11 de março de 2012

A carta


Miami, 08 de março de 2012                                                      Feliz dia Internacional da Mulher!


Olá Antonia!


Tudo bem com você? Como vai a vida? E o trabalho?
Você deve estar se perguntando por que eu estou te escrevendo uma carta e por que ela tem um desenho infantil. Acertei? Bom, resolvi ter escrever porque eu A-D-O-R-O escrever! Imagina, meu sonho é escrever um livro! Eu sempre gostei de escrever, desde criança eu adorava escrever narrações e aos 12 anos eu passei a trocar cartas com uma amiga de São Paulo. Trocamos cartas até eu me formar na universidade, mas nessa época já não tínhamos o mesmo contato de antes. Sabe como é, quanto mais se estuda, menos tempo livre a gente tem para escrever. Talvez isso seja uma desculpa, tempo se arranja, mas acabamos não arranjando o mesmo tempo de antes. Sempre troquei cartas com amigas e primas distantes, mas essa era digital fez com que as cartas fossem substituidas por e-mails e os e-mails estão sendo trocados por simples mensagens no facebook. Os livros estão sendo trocados por audio books ou até por livros digitais que passam a áagina vitualmente como em alguns aplicativos do Ipad2. Um dia desses vi minha sobrinha lendo esse livro virtual, era a historia dos “Três Porquinhos”. Ela não só passava as páginas virtualemnte como também o próprio “livro” narrava a história! Imagina, as crianças do futuro não vão mais precisar da mãe para ler para eles! Tudo está ficando igual ao desenho dos Jacksons! Já não lemos como antes e nem escrevemos como antes. Toda essa tecnologia me assusta.. Eu gosto de tecnologia, mas nem tanto assim. Quando se trata de lavar as roupas, por na secadora, lavar a louça, aspirar o pó e fazer comida em panelas elétricas eu gosto (que mulher não gosta não é mesmo?), mas quando se trata de comunicação, leitura e atividades manuais, não gosto tanto assim. Eu adoro lápis, papel, pegar um livro e passar as páginas ou ouvir minha mãe lendo para mim. Adoro ter fotos reveladas e colocadas em um álbum na ordem dos acontecimentos. Acho que essas coisas que trazem e inspiram sentimentos tem que ser tocados, sentidos de alguma forma, igual uma carta que alguém escreve para você. É uma forma de você ter a pessoa perto de você, ver a letra e até perceber pela letra a emocao que a pessoa passou ao escrever. Você não acha?
E pelo que vi, você não gosta mesmo de toda essa tercnologia né? Esse é um dos motivos que resolvi te escrever uma carta: eu sei que você vai gostar de receber! E eu de escrever!
Eu me lembro como eu ficava anciosa esperando chegar uma carta para mim e o quanto eu ficava feliz em lê-la. Fala a verdade, não é gostoso receber uma carta? E quando elas são enormes, de várias páginas, frente e verso? Acho que lá na minha casa em Aracaju ainda tem minhas caixas com cartas guardadas.
Desde que vim morar aqui não consegui manter o hábito das cartas, mas não por causa de mim e sim das minhas amigas que não respondem mais. O máximo que fazem e mandar um e-mail que diz: “Amiga, recebi sua carta, obrigada, adorei.” A única pessoa que me manda cartas de vez em quando é a minha mãe. E uma amiga minha da faculdade que na verdade so me escreveu uma vez.
Percebi recentemente que há muito tempo eu não faço mais as coisas que sempre gostei de fazer e que me faz muita falta: ler e escrever. Sabe qual foi a minha atitude quando percebi isso? Eu passei a andar um um livro ou uma revista para  cima e para baixo aonde vou, principalmente nas escolas. Sempre que falta um aluno ou eu tenho uma brecha eu leio. Agora mesmo estou numa escola esperando o primeiro lanche acabar para eu ver o meu próximo aluno. Já li uma revista hoje de manhã cedo antes das aulas começarem e agora resolvi escrever. Ah! Outra coisa que eu fiz foi um blog. Estava com vontade de fazer isso tem uns três anos e só agora e que tive a coragem de parar e criar um.. Teve uma época na minha vida que eu escrevia textos toda semana, tipo crônicas ou diários mesmo. Texto divertidos contando sobre os acontecimentos do dia ou da semana e enviava para um certo grupo de amigos. Eles adoravam! Liam e respondiam e chamavam de “semanal”. Quando pensei em fazer o blog era justamente para voltar a ter esse hábito. Me fazia muito bem escrever para eles e pensando neles tomei coragem de fazer o blog. Acabei parando de escrever por causa de um certo acontecimento e mal entendido. Percebi que me interpretavam mal e acabei perdendo o gosto de escrever. Depois de um tempo até voltei, mas nunca com o mesmo vigor de antes. Espero de dessa vez eu não pare mais. Essa foi também uma maneira que encontrei de começar a me aquecer para escrever um livro.
Para você ter uma idéia de como faz tempo que não escrevo, desde a quinta linha estou com o pulso e o braço doendo de tanto escrever! Toda hora eu tenho que esticar o braço para não doer. Mas não é isso que vai me parar hoje, ai... Em pensar que na época da escola eu passava o dia todo escrevendo! Desde redações, cartas, cálculos até desenhos de mapas e artes das aulas de artes.
Quanto ao desenho... eu sempre gostei de desenhar, copiar, pintar. Era uma coisa que me dava prazer e alegria e há muito tempo eu não fazia isso, então decidi fazer. Comprei uma caixa de lápis de 50 cores! Estou tão empolgada! Estou tão empolgada que quis dividir com você. Quero que saiba que gosto muito de você, por isso decidi dizer isso através de algo que nós duas gostamos: cartas! Foi muito bom te escrever. Obrigada por ser tão especial para mim!


Beijos
Larissa Brasil!

PS1: Olha só como são as coisas, gostei tanto de escrever isso que acabei digitando antes de por no correio e agora vou postar no blog! Virou uma crônica!
PS2: Scaneei a carta para postar o desenho mas não consegui!


6 comentários:

  1. Eeeeiiii!! como vc estraga minha surpresa desse jeitu.. u.u
    tava pensando em te mandar uma carta, ia ficar quietinha pra fazer surpresa!
    mas agora ia parecer q foi só por causa do seu post! >.< kkkkkkkkkkkkk

    Sempre fico sem saber o q fazer qd tenhu vontade de te escrever, pq essas cartas so chegam depois de um mês, ai qd chegassem as novidades n seriam mais novidades pq eu já teria contatdu no tel ou de outra forma..=x
    kkkkkkk

    Mas tinha decidido q ia escrever alguma coisa
    nem q fosse só "surpresa!! to c saudade!!"
    kkkkkk
    o q tb n seria nenhuma novidade, fora o fato de chegar em um envelope..

    Eu tb adoro receber cartas apesar de n escrever a muito tempo
    Fico muito feliz tda vez q recebo um cartão seu
    [e chegou mais um!! kkkk eu adoreii!!!]

    De qq forma minha ideia n foi oprimida!! espere um envelopinho por ai daqui a um mês!
    talvez n tenha nada de muito interessante mas quero te mandar um pedacinho de mim assim como recebo de vc sempre q vc me manda um cartão!!

    Adorei o post!!
    tava ocupada no dia q vc falou q atualizou o blog e acabei esquecendo de vir olhar >.<

    Fiquei muito feliz de ver vc procurando voltar a fazer as coisas q vc gosta!! vc precisa disso, é parte de sua natureza.

    mas a parte q mais me deixou feliz foi "to aquecendo pra escrever um livro"!!!!!!!!!!

    Fiquei tããão feliz com isso!!!
    é bom ver que vc não deixou seu sonhos pra trás e tb que acredita neles!!
    Pra mim, vc escrever seu livro é simplesmente questão de tempo!

    te amo lalixa!
    :**************************************

    ResponderExcluir
  2. Meodeos, meu comentário foi quase outro post.. o.o

    ResponderExcluir
  3. Digo SIM a volta dos semanais!!! Suas redações deixam meu dia mais alegres!

    Ah, as cartas...realmente e-mail não é a mesma coisa. Sim, é muito pratico e ajuda quando a novidade ou questão é extramamente importante, mas só a carta é capaz de passar sentimentos além das palavras.

    E-mails deveriam ter substituido apenas telex, fax...mas a sociedade de hoje se acomoda na tecnologia, no não ter que sair de casa pra levar a carta no correio, no não ter que pagar envio da carta...

    Também tenho muitas cartas guardadas...MIL SOL MAR LAR, lembra??? Bons tempos quando nossa única preocupação era estudar!

    Love you prima linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que voce gosta de ler minhas redacoes!
      Voce foi uma das minhas inspiracoes, tanto para o blog quanto para a redacao!
      Achoq ue ja posso divulgar no face nao?
      Bjs
      amo te

      Excluir
  4. Amei amei!! Você escreve muitoo bemm!! Mesmo não conhecendo seus antigos semanais, vejo que deviam ser muito bons!
    Entendo todo esse seu sentimento a respeito de escrever e de sentir falta disso, porque eu fiz o mesmo que você, tá não tenho o mesmo dom que o seu mas também me arrisco a escrever de vez em quando minhas loucuras num blog!
    Quanto ao lápis de cor e o papel, eu também fiz o mesmo recentemente! kkkkkk, já tinha o lápis da faculdade, só comprei um daqueles caderninhos tipo de cartografia que são em branco com a página em paisagem, para desenhar qualquer coisa pelas páginas e guardar!
    Vi o link do blog porque você divulgou no facebook, e não pretendo parar de acompanhar seus posts! Ganhou uma fã! kkkkk

    Bjoo
    ps.: Quando você escrever o livro nem se preocupa que eu compro e ainda faço o merchan! kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir