Fique a vontade!

Seja bem vindo, fique a vontade, o que você quer ler?

Translate

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Fernando Sabino

Depois de falar de dois clássicos da literatura brasileira resolvi escolher um autor mais "jovem". Vamos falar hoje sobre o jornalista, cronista e escritor Fernando Sabino.


Fernando Tavares Sabino nasceu no dia 12 de outubro de 1923 (no dia das crianças!) em Belo Horizonte, Minas Gerais. Aprendeu a ler com a mãe dentro de casa aos 7 anos e foi para a escola. Se tornou um leitor compulsivo. Lia loucamente! Lia tanto que tinha mania de ler andando e batia com a cabeça no poste, vivia de galo na cabeça! É sério! Tem na biografia dele! Imagina você o vício!

Em 1934 ele foi escoteiro, ficou até os 14 anos. Juro que nunca imaginei que ele poderia ter sido escoteiro!
Foi uma pessoa muito ativa, aos 12 anos foi locutor de um programa infantil em Belo Horizonte. No ginágio, creio eu que hoje equivale ao ensino médio, que já mudou e não sei como está, adquire um interesse em gramática que se reflete mais tarde em sua vida professional. Aos 15 anos ajuda a fundar um jornalzinho e colabora com contos e crônicas, e para seu desgosto seu nome veio Fernando Tavares "Sobrinho", imagina a tristeza! Nessa época participa de concurso de crônicas e contos e ganha vários prêmios. Foi um grande nadador e bate vários records.
Aos 17 anos aprende taquigrafia. Já sei, você não sabe o que é taquigrafia, acertei? Eu também não sabia, mas vou te explicar: taquigrafia é um sistema rápido de escrita atrevés de abreviaturas especias. Esse método é usado para se aprender a escrever mais rápido. Então, um jovem de 17 anos, que tinha vício de ler, participava de concurso de crônicas, fundou um jornalzinho, tornou-se locutor de rádio infantil, aprende taquigrafia e... lê os clássicos da literatura! Sim, Gil Vincente, Camilo Castelo Branco, Eça de Quiros e... claro, Machado de Assis! Olha ele aí outra vez!!!! E quando se está nesse mundo de leituras e escritas, as chances de você se um grande escritor e ter amigos da área são grandes você não acha?
Ele ainda prestou serviço militar, cursou direito, trabalhou como jornalista, deu aulas de português, fez reportagem sobre a revolução cubana (esteve em Cuba), fez viagens pelo mundo todo, Estados Unidos, Europa, Asia, teve seus livros traduzidos em várias línguas e no fim dedicou-se a literatua e ao jornalismo.
E em meio a essa vida agitada ele era amigo de Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Rubem Braga, Carlos Lacerda, Manuel Bandeira e Clarice Lispector.  Clarice Lispector!!!! Dá pra acreditar???Fez uma viagem com Millô Fernandes pelo sul do Brasil e foi convidado para jantar com Juscelino Kubitscheck na época de sua campanha para presidente do Brasil.. Recebeu uma carta de Mario de Andrade também!
Ufa!!! Vida agitada não? E cheia de amigos escritores no seu ciclo de amizades.

Suas obras mais conhecidas são "O grande mentecapto", "Encontro marcado", "O Homem nu", "O menino no espelho" e várias crônicas.

Gosto muito de Fernando Sabino, de suas crônicas e seu jeito gostoso de escrever. O conheci com um romance pedido pela escola, "O outro gume da faca", uma história de traição e vingança. Amei esse livro que li umas 3 vezes. Quando comecei as ler as crônicas e contos não parei mais. Inclusive ele foi uma as minhas inspirações no ensino médio para fazer as crônicas, contos e redações da escola.
Outro livro que li dele me de puxou a conhecer meu amado Machado de Assis foi "Amor de Capiu", que é a reescrita de "Dom Casmurro"em terceira pessoa. Devorei antes mesmo de conhecer Machado de Assis e me apaixonei! GOstei muito também de "Martine Seco", uma novela escrita muito bem.
Na faculdade descobri uma prateleira só com livros dele e quase tive um treco! Pegava tanto quantos pudesse carregar e lia, lia, lia no ponto de ônibus, no ônibus, no banheiro, na mesa do almoço.... lia com um prezer inenarrável.

Até que um dia, assitindo o Jornal Nacional escuto uma triste notícia"

"Morreu ontem de cancêr, um dia antes do seu aniversário de 81 anos, o escritor Fernando Sabino. A seu pedido no seu epitáfio está esrito: "Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino.".
Meu mundo caiu...
Mas as suas obras continuam imortias!

Para mais detalhes sobre ele podem ver no site: http://www.releituras.com/fsabino_bio.asp
E quem quiser dicas de livros:

1. O encontro marcado
2. O outro gume da faca
3. A faca de dois gumes
5. Martine seco
6. Amor de Capitu
7. O homem nu
8. Duas novelas de amor

Tem um livro muito conhecido chamado "Zélia, uma paixão", em que Fernando Sabino relata a paixão de Zélia Cardoso de Melo com Bernardo Cabral. Particularmente foi o único dos livros que li que não gostei.

Larissa Alferes Brasil


.

Um comentário:

  1. Uaaaau.. qta coisa essa criatura fez! o.o
    Não sei o que gostei mais, se foi a história dele ou a sua história com ele
    Fiquei com vontade de chorar qd vc falou da noticia da morte dele =~
    me arrepiei!!

    ResponderExcluir