Fique a vontade!

Seja bem vindo, fique a vontade, o que você quer ler?

Translate

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Machado de Assis

Machado de Assis
Aqui estou eu para falar sobre Machado de Assis. Devo informar à minha leitora que não vai ser uma biografia como essas que se lê na internet e sim uma ao meu modo.
Joaquim Maria Machado de Assis, filho de Francisco José de Assis (nascido no Rio de Janeiro ) e Maria Leopoldina Machado de Assis (da Ilha dos Açores) nasceu em 21 de junho de 1839. Sim, ele nasceu na época do Brasil Império, viu o surgimento da República e da lei do ventre livre, guerra dos canudos e a libertação dos escravos .Foi da época em que Santos Dumont  deu uma volta em torno na Torre Eiffel em Paris e ainda fundou a Academia Brasileira de Letras. Em meio a todo esse movimento político e histórico escreveu romances que o fizeram ser reconhecido como o maior escritor do Brasil.

Sabe-se que ele tinha uma saúde frágil, era gago e epilético.  Vendia doces quando era criança,  para ajudar a madrasta, próximo á escolas, não teve muitos estudos (frequentou uma única escola pública, era autodidata.  Pesquisas indicam que aos 15 aos começou a trabalhar em uma tipografia. Você sabe o que é tipografia? Eu também não tinha certeza, mas sabia que deveria ser algo que envolvesse escrita (grafia). Tipografia é a arte de grafar, no caso da época, era a arte de grafar letras bonitas e palavras com uma pensa, algo que hoje seria parecido com um carimbo. Pois bem, ele sempre esteve envolvido como tipógrafo, revisor e tradutor de textos e trabalhando em jornais. E quando se une talento com boa oportunidade nasce um escritor. Começou como tradutor de livros, fez  a primeira poesia com 17 anos, escrevia crônicas, contos, peças teatrais e mais tarde romances.
Numa época em que os homens se uniam para discutir idéias, literatura e política ele tinha em seu cíclo de amizade Joaquim Manuel de Macedo (autor de A moreninha), Manoel Antonio de Almeida (autor de Memórias de um sargento de Milícias), José de Alencar (autor de vários livros famosos entre os clássicos como Iracema e o Guarani) e Gonçalves Dias (autor do dicionário da língua tupi e de vários poemas). Se eu pudesse viajar no tempo e dar de cara com uma mesa de bar e esses clássicos que tive que estudar na faculdade, teria um ataque cardíaco ou simplismente perderia o fôlego! Eles não seriam nomes em capas de livros, seriam reais!!! Voltando á Machado...

Como não tenho aqui minhas anotaçoes de faculdade, não poderei colocar tudo que aprendi de Machado e que me fez escolhe-lo como tema de minha monografia, mas me lembro que ele se inspirou muito em José de Alencar e foi amigo dele. Tanto que seus primeiros romances são da época do romantismo como “Ressurreição”,  “A mão e a luva”e “Iaiá Garcia”. Mas seu grande destaque na literatura foi com o realismo, aliás, segundo estudos e pesquisas o realismo nasceu com obras dele e de Aluísio Azevedo. Dele com “Memórias Póstumas de Bras Cubas” e Aluísio Azevedo com “O mulato”.

Aos 30 anos casa-se com Carolina Augusta Xavier de Novais e não teve filhos.

O mais interessante é que uma das suas grandes obras, uma das obras mais analisadas e estudadas da história da literatura, “Dom Casmurro”,  foi escrita aos 60 anos de idade, nove anos antes da sua morte. 

Ele tinhas muitos problemas de saúde e tinha problemas de visão que o deixava afastado do seus trabalhos no jornal e das suas obras.

Fazendo uma análise de sua vida posso explicar porque ele é meu escritor favorito: era autodidata e mesmo tendo frequentado pouco a escola, escrevia melhor do que muito homem formado;  escrevia em seu tempo livre enquanto trabalhava, não tinha computador, máquina de escrever, celular, I pad.... era no papel e lápis, ou como ele mesmo cita em seus romances, pena; tinha uma maneira correta e impecável de escrever; grande conhecedor da língua portuguesa; um gênio que criou enredos próprio e creio eu,  de idéias próprias.
Alguém por acaso já pensou em escrever uma história de um morto que narra sua vida, nascimento, e sua morte? Um morto que conta como morreu! Sim, em Memórias Póstumas de Brás Cubas você vai conhecer Brás Cubas, um morto que se levantou para contar sua vida e como morreu. Genial!!! Muitos dizem que tinha um pouco do próprio Machado no personagem. Assim como Brás Cubas, Machado não conseguiu ter filhos. Mas minha grande paixão literária machadiana é Dom Casmurro. Uma história contada por Bentinho que dizia que sua esposa o tinha traído com seu melhor amigo e que seu filho não era seu e sim de Escobar. Será que Capitu o traíu mesmo ou era só coisa da cabeça de um marido ciumento?Afinal Capitu pela descrição de Bentinho era linda, cabelos negros, longos, com olhos de cigana, olhos de ressaca, oblíquia e dissimulada... com uma descrição assim, parecia dizer que ela era sedutora.... será que ela era mesmo assim ou era assim que ele a via? Ela traiu ou não? Eis um grande mistério da literatura que ninguém nunca vai ter resposta... e simplesmente amo mistérios... porque será então que meu blog tem esse nome?

Minhas obras preferias de Machado de Assis são:
1.     Dom Casmurro (romance)
2.    Memórias Póstumas de Brás Cubas (romance)
3.    Quincas Borba (romance)
4.    Esaú e Jacó (romance)
5.    A cartomante (conto)
6.    A igreja do diabo (conto)
7.    O alienista (conto)
8.    Missa do galo (conto)

Bem, repito que esse foi o meu modo de falar sobre Machado de Assis. Minha admiração e dados que mais considero sobre sua vida.
Para maiores informações e detalhes pesquisem em sua biblioteca mais próxima ou caso prefiram aproveitar esse mundo tecnológico vejam em sites indicados pelo  google como:


E para quem tem preguiça de ler alguma obra de Machado de Assis, começe usando esse joguinho do seguinte site:


Reli Dom Casmurro e amei ver assim, foi divertido!
“Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.”
Machado de Assis

Larissa Alferes Brasil

4 comentários:

  1. Adorei!! Muito interessante a historia dele! E adorei a mensagem secreta kkkkk
    Imagina voltar no tempo e dar de cara c aquela mesa heim??? eu queria ver sua cara!! isso se eu conseguisse desgrudar os olhos da mesa deles tb!!!
    kkkkkkk
    Adoreeei!! fiquei c vontade de ler algum dessa sua lista!
    Divulga o Blog no Face!!!
    Agora que ele tem um tema especifico, muita gente pode se interessar!!
    :*****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é minha fã de graça mesmo hein? Vou pensar em divulgar no face, mas acho que hoje em dia ninguém se interessa por isso assim de graça.... espero estar enganada!
      Brigadoooo

      Excluir
    2. Você é minha fã de graça mesmo hein? Vou pensar em divulgar no face, mas acho que hoje em dia ninguém se interessa por isso assim de graça.... espero estar enganada!
      Brigadoooo

      Excluir
  2. Ele escreveu "O Alienista", gostava de Schopenhauer e era apoixonado pelo xadrez. Só, somente só por isso já gosto tanto dele (e de sua escrita impecável). Mas ainda tenho que conhecer melhor sua obra. Está de parabéns pelo texto, ficou muito bom!

    ResponderExcluir